terça-feira, 1 de setembro de 2009

Artigo: Gratidão ao Forró | por Elaine Reis

Preciso me identificar: sou Elaine Reis, professora de dança de salão há vinte dois anos e proprietária da Academia Pé de Valsa. Nossa empresa completa dezoito anos em 2009 e, graças a Deus, sem falsa modéstia, somos referência desta modalidade em nossa cidade. Isto conquistado através de muito suor, alegrias e tristezas.

Temos duas unidades e atendemos a duas cidades do interior de Minas Gerais.

Quando Rebeca me pediu para escrever sobre o forró, fiquei questionando o que abordaria.

Falar que é ritmo nordestino e que a derivação do nome é controverso: alguns falam que veio da palavra em inglês for all (para todos) e outros acham que veio da palavra forrobodó (festa, bagunça) é irrelevante, pois a maioria já sabe desta informação.

Aí, comecei a pensar porque o forró foi e é tão importante para a dança de salão?

Antigamente, quando comecei a ensinar a dança de salão, falavam que era modismo e que era dança de velho.

Nunca, nunquinha acreditei nestas afirmações.

Se fosse modismo não estaria há dezoito anos no mercado, não é mesmo?

Mesmo sem acreditar, a questão da idade me desagradava no início, realmente faltavam jovens no meio.

Lembro que há vinte anos tinha o famoso forró do Mangabinha: dominava o pedaço, mas a frequência era de pessoas mais maduras. Nesta época eu e uma turma da faculdade íamos a este forró, mas nos destacávamos pela idade.

Quando o forró desceu explodindo para a região sudeste, os jovens fascinaram pelo ritmo, e as casas especializadas estão sempre “bombando”.

Assim esta galera começou a descobrir o prazer de dançar a dois e a ter vontade de conhecer os outros ritmos da dança de salão: bolero, salsa, samba de gafieira, lambada (zouk).

Por isso sou profundamente grata ao forró. Hoje posso dizer que a dança é para todos sem distinção de cor, raça, religião, idade ou condição social.

A tribo e os eventos são a democracia em essência.

“A lambada também foi um ritmo que movimentou os jovens para a dança de salão, hoje zouk, mas está longe de ser comparado à explosão do forro”.

Obrigada forro.

Elaine Reis (Academia Pé de Valsa) BH - MG

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

Creative Commons License
Forró BH by Rebeca Ribeiro is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at forrobh.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://forrobh.blogspot.com.