sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Artigo: Coisas de Forró | Rebeca Ribeiro

Depois de anos (quase 11) de freqüentadora de forró, percebi várias coisas que acontecem que poderiam ser evitadas para fazer do forró um lugar mais gostoso para se freqüentar – não apenas para quem dança, mas para quem não dança também. Vou falar a respeito de algumas dessas coisa neste artigo. Gostaria de salientar que são opiniões minhas, com as quais ninguém tem obrigação de concordar!

Então, vamos lá:

1º: Sobre pessoas que negam danças: Não importa o quão bem o rapazinho dance. Se eu vi alguma garota chamando pra dançar e ele disse “não” pra logo em seguida dançar com outra (grrrr), eu também não danço com ele. Eu acho uma grosseria tremenda alguém negar uma dança. Especialmente se for um rapaz. Uma dama convidar um cavalheiro para dançar já é um desafio para a maioria de nós meninas. Se quando criamos coragem levarmos um super-big-maxi-plus NÃO na cara, é totalmente desanimador. Para esses rapazes que negam dança, eu diria o seguinte: Uma música dura 3, no máximo 4 minutos. O forró dura horas. Por que você não pode “gastar” três minutos do seu tempo dançando com esta pessoa que não é exatamente com quem você queria dançar e ao final da música agradecer e ir curtir o resto do forró? Acho que não custa nada, e vai deixar uma ótima impressão ao seu respeito. E isso vale tanto para as meninas quanto para os meninos.

2º: Sobre pessoas que bebem demais no forró: Vou contar uma experiência que eu tive para falar a respeito disso. Certa vez estava em um forró, e um rapaz me chamou para dançar. Aceitei. Ao me aproximar, senti um cheiro de álcool muito forte, mas resolvi prosseguir. Afinal de contas, nem todo mundo que bebe perde o controle. O rapaz começou a fazer muitos passos acrobáticos, e um deles é uma interrupção de giro usando as pernas. Quando ele fez isso, me acertou um belo chute. Eu interrompi a dança, pedi a ele que dançasse mais “na boa”. Ele pediu desculpas e continuou a dança. Eu poderia tê-lo largado ali mesmo no meio do salão. Só não o fiz pois não gosto de arrumar confusão com pessoas alcoolizadas. Então, fica a dica: Se você bebe MUITO, pegue leve no forró. Dançar com pessoas cheirando a álcool é muito desagradável, e quando esta pessoa perde a noção do que está fazendo na dança, pior ainda!

3º: Uso do espaço: Esta é básica. Se o forró está cheio demais, não dá pra ficar fazendo acrobacia. E outra: não dá pra fechar os olhos e “mandar ver”. Vejo muitos forrozeiros dançando de olhos fechados - ou olhando para o chão, e pisoteando as outras pessoas que estão ao redor. Quando o forró está cheio e eu vejo que tem muitos acrobatas na pista eu acabo optando por ficar sentada até que esvazie um pouco. Como diria a minha querida vó: “Evitar acidentes é dever de todos...”

4º: Uso do espaço [2]: Pedestres no forró são uma coisa terrível. Até hoje não encontrei um forró que não sofra desse mal. Eu não consigo entender. Às vezes o forró está relativamente vazio, e as pessoas ao invés de transitarem pelos cantos do salão fazem questão de passar no meio da pista de dança, acotovelando-se com os casais que estão dançando. Pra quê? Não entendo, e não gosto. E procuro evitar fazer isto.

Enfim... Este artigo já está enorme. Em um próximo falo mais um pouco sobre estas coisas de forró!

Abraços!

7 comentários:

Anônimo,  13 de setembro de 2009 às 15:37  

Valeu pelo toque,vou para de beber tambem.

Marcelo,  13 de setembro de 2009 às 18:47  

Primeiramente parabéns pelo Blog,

Outra coisa que me faz parar de dançar( sinceramente eu odeio isso, peço licensa e vo pro meu canto) e a cara de m..... na hora que dança...um Sorriso não custa nada!

Anônimo,  14 de setembro de 2009 às 13:10  

No item 1, "Sobre pessoas que negam danças", foi mencionado apenas o lado de insatisfação das mulheres quando negativa de dança dos homens. No meu ponto de vista o que mais ocorre é justamente o contrário. Em determinados lugares, principalmente no Observatório, as meninas parecem se divertir negando dança. Dá vontade de oferecer a porta de saída do estabelecimento para essas mulheres..rs

De forma geral acho uma questão de educação. A princípio o local é pra dançar, mesmo que seu objetivo maior não seja esse.
Como já foi escrito acima. As músicas normalmente têm entre 3 e 4 minutos. Não custa nada gastar tão pouco tempo sendo educada.

A Verdadeira Origem do Forró Prevalece 6 de novembro de 2009 às 10:34  

Gostei muito de suas palavras Rebeca, são todas verdadeiras.
Más, nesta questão de dizer um não, a uma pessoa, e no mesmo instante, dizer sim, combina mesmo com as Mulheres, elas sim já se acostumaram a terem esse comportamento e muitos outros também. É triste ver que também no forró, exista preconceitos, embora o mesmo Pé de Serra, não pregue isso. Não só Mulheres, escolhem a dedo com quem querem dançar, não que seja proibido, isso rola também .Vejo o preconceito de cor, de quem não sabe dançar, de gordo e magro, e isso é triste e tem no forró!
Sou forrózeiro de carteirinha, danço com quem sabe e com quem não sabe, danço com gorda, que por sinal, muitas delas, dançam mais que muitas magrinhas. Danço com morenas, ruivas, loiras, só não danço com Homens. Ai não dá né !Rs...
Em fim, o forró é muito bom e poderia ser muito melhor, se as pessoas realmente se proporcionasse a curti-lo realmente..
Sabemos de historias antigas, que se alguém que se negasse a DANÇAR, era convidado
a se retirar do forró, em outros casos , chamavam a Policia. Já pensou!
Só queria registrar esse pequeno defeito, que pessoas sem informação
acabam adquirido esquecendo assim que o FORRÓ é para TODOS.

Gostaria de dar os Parabéns a todos os responsáveis e a todos FORRÓZEIROS de Plantão. Grande abraço e viva o nosso Forró Pé de Serra!

Att: Moises Ferreira (SP)

Anônimo,  6 de novembro de 2009 às 10:36  

Gostei muito de suas palavras Rebeca, são todas verdadeiras.
Más, nesta questão de dizer um não, a uma pessoa, e no mesmo instante, dizer sim, combina mesmo com as Mulheres, elas sim já se acostumaram a terem esse comportamento e muitos outros também. É triste ver que também no forró, exista preconceitos, embora o mesmo Pé de Serra, não pregue isso. Não só Mulheres, escolhem a dedo com quem querem dançar, não que seja proibido, isso rola também .Vejo o preconceito de cor, de quem não sabe dançar, de gordo e magro, e isso é triste e tem no forró!
Sou forrózeiro de carteirinha, danço com quem sabe e com quem não sabe, danço com gorda, que por sinal, muitas delas, dançam mais que muitas magrinhas. Danço com morenas, ruivas, loiras, só não danço com Homens. Ai não dá né !Rs...
Em fim, o forró é muito bom e poderia ser muito melhor, se as pessoas realmente se proporcionasse a curti-lo realmente..
Sabemos de historias antigas, que se alguém que se negasse a DANÇAR, era convidado
a se retirar do forró, em outros casos , chamavam a Policia. Já pensou!
Só queria registrar esse pequeno defeito, que pessoas sem informação
acabam adquirido esquecendo assim que o FORRÓ é para TODOS.

Gostaria de dar os Parabéns a todos os responsáveis e a todos FORRÓZEIROS de Plantão. Grande abraço e viva o nosso Forró Pé de Serra!

Att: Moises Ferreira (SP)


moises_bam@hotmail

wellington 29 de outubro de 2011 às 10:10  

estou em BH agora.. fui no forro la no ziriguidun, gostei bastante, mas vi todos estes problemas que vc apontou... concordo com vc em numero genero e grau!! to comentando aki pq vc nao tem ideia como me identifiquei com seu post!! parecia ate q era eu escrevendo!! rs..
P.S. me diz uma coisa, onde eh o melhor forro em BH dia de sabado?

att, well

Rebeca Ribeiro 29 de outubro de 2011 às 10:25  

Olá, Wellington! Estou meio por fora da cena forrozeira de BH por agora... Ando estudando muito. Inclusive o Blog tá meio parado... Sugiro que você procure o pessoal do "Agenda do Forró" (http://www.agendadoforro.com.br). Eles vão te indicar algum lugar bacana! Abraços! Rebeca

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

Creative Commons License
Forró BH by Rebeca Ribeiro is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at forrobh.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://forrobh.blogspot.com.